Lacrou!

Nesses tempos de extrema polarização política, debater ideias democrática e civilizadamente, respeitar o ponto de vista do outro, ouvir o contraditório, tudo isso tornou-se tarefa incrivelmente difícil. Há sobretudo por parte de alguns um dogmatismo que beira o fundamentalismo, e todos sabemos que é inútil argumentar com fanáticos de qualquer espécie, principalmente os políticos e os religiosos. Por melhores e mais embasados em evidências que sejam nossos argumentos, nada que contrarie a crença dos radicais será por eles levado em conta.

Em certos casos, o ato de debater se mostra tão infrutífero que o debatedor mais racional acaba por encerrar a discussão e deixar o outro pensar que a venceu. Na verdade, o que pessoas racionais fazem é parar de lançar sementes boas em solo ruim e preservar a própria sanidade mental. Por isso, muitas vezes o fanático ou o negacionista tem a última palavra. E essa falsa sensação de vitória sobre o oponente tem nome em português brasileiro: chama-se “lacração”.

O verbo lacrar com o sentido de deixar o interlocutor sem resposta vem, que se saiba, da gíria LGBTQIAXYZ+–×/, em que a ideia é fechar com lacre, isto é, calar, a boca do oponente, mas ganhou espaço no linguajar comum, especialmente nas redes sociais. Antes, lacrar era apenas aplicar um lacre, geralmente de cera derretida, para impedir que uma correspondência fosse devassada antes de chegar ao seu destinatário. Posteriormente, inventaram os lacres de plástico, fáceis de fechar mas impossíveis de abrir sem cortá-los com uma faca ou tesoura, que preservam a integridade das embalagens dos produtos.

Mas, deixando de lado o lacre e voltando à lacração, é preciso dizer que, apesar do sentimento triunfante de quem lacra e de quem aplaude a lacração, as mais das vezes o lacrador apenas disse algo tão absurdo que não mereceu contra-argumentos. Por isso, se você é do tipo que gosta de lacrar, cuidado: pensando ser um exímio debatedor, pode ser na verdade apenas um idiota passando recibo de sua estupidez.

Fica a dica.

3 comentários sobre “Lacrou!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s